atividade física intensa aumenta a necessidade de nutrientes que serão utilizados para a regeneração e crescimento muscular. Sendo uma das principais funções das vitaminas do complexo B a conversão dos alimentos em energia, a falta desses nutrientes pode significar tanto uma queda na disposição durante o treino como também uma maior dificuldade de ganhar massa muscular.
o complexo B te da mais energia e ajuda a ganhar massa muscular, e se você quer engordar é ótimo tomar ele com o Cobavital por exemplo, tenho tomado os 2 e é muito bom, o complexo B me deixa mais ativa, estou adorando tomar ele.
e quais são as vitaminas do Complexo B
Tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, biotina, piridoxina, folato e cobalamina são as vitaminas que compõem o complexo e que em conjunto atuam com as enzimas para fazer a quebra dos carboidratos e gorduras em energia.
Benefícios do Complexo B
1-Tiamina B1
Também conhecida como B1, a tiamina ajuda o corpo a metabolizar as proteínas, gorduras e carboidratos, além de ter um papel fundamental em diversos processos metabólicos que contribuem para a manutenção do equilíbrio do corpo, como a digestão adequada dos alimentos e a tonicidade muscular.
Uma das principais funções da tiamina é atuar no processo de conversão de carboidratos e açúcares em energia. Ou seja, transformar a batata doce do pré-treino em combustível para os exercícios
Alguns do benefícios da tiamina incluem músculos, pele, cabelo e células nervosas mais saudáveis. A vitamina B1 também tem papel importante no fortalecimento do sistema imunológico, sendo inclusive conhecida como a vitamina “antiestresse”.
Uma das principais funções da vitamina B2 é converter os alimentos em energia, tornando-a disponível para o metabolismo e permitindo a chegada de combustível nos músculos. A riboflavina ainda apresenta atividade antioxidante e atua na produção de hemácias.
Estudos sugerem que a suplementação com vitamina B2 pode auxiliar na prevenção de crises de enxaqueca.
3-Niacina\B3
uma das principais funções da niacina – como é conhecida a vitamina B3 – é auxiliar na conversão dos alimentos em energia. A vitamina B3 permite que as gorduras e carboidratos sejam transformados em combustíveis para as células.
Um dos principais benefícios da Vitamina B3 é atuar nos níveis de colesterol, contribuindo para elevar a concentração de HLD (o bom colesterol) na circulação. A niacina também contribui para a formação e manutenção das células do sistema nervoso e sanguíneo.
Níveis adequados de niacina também são fundamentais para o bom funcionamento
dos sistemas digestivo e nervoso.
4-B4
A vitamina B4 ou também conhecida por adenina tem a função de estimular a formação de algumas células do sangue sendo por isso indicada a sua ingestão em casos clínicos de algumas doenças deste fluido.
Esta pode ser encontrada nalguns grãos de cereais, na levedura e no fígado entre outros alimentos. Quando esta vitamina se encontra ausente do organismo pode ser detetada a polineurite, dando origem a uma diminuição da quantidade de glóbulos brancos ou leucócitos.
5--Ácido Pantoténico\B5
Para quem pratica musculação com regularidade, a vitamina B5 pode ser uma das mais importantes de todo o complexo B, já que além de atuar no metabolismo dos carboidratos e gorduras, o ácido pantotênico também é responsável pela produção de hormônios do estresse e sexuais – entre eles a testosterona.
E a boa notícia é que pequenas quantidades de ácido pantotênico podem ser encontradas em todos os grupos alimentares, não havendo necessidade de suplementação da vitamina – desde que sua alimentação seja balanceada, é claro.
6-Piridoxina\B6
Em conjunto com outras vitaminas do complexo B (cobalamina e folato), a piridoxina contribui para a regulação dos níveis de homocisteína, um aminoácido que está diretamente ligado com as doenças cardíacas. E além de atuar na quebra de proteínas, a B6 ainda contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
Os benefícios das vitaminas do complexo B são muito válidos para quem está de olho na boa forma, e a vitamina B6 contribui nisso porque está envolvida na produção e armazenamento de gordura e hormônios, além de afetar os padrões de sono e humor.
Níveis adequados de B6 são necessários para a produção de serotonina, um neurotransmissor que está associado ao bem estar e pode afetar a vontade de comer doces e carboidratos.
Pesquisas recentes sugerem ainda que a vitamina B 6 possa ter um papel anti-inflamatório (inclusive para quem sobre com artrite reumatoide), benefício interessante para quem está acima do peso, já que as inflamações podem causar retenção de água e elevação do ponteiro da balança.
Sintomas de Carência de vitaminas do Complexo B
A deficiência das vitaminas do complexo B pode causar anemia, letargia, falta de apetite, depressão, dor abdominal, queda de cabelo, câimbras musculares e eczema.
Eu paguei 12,50 em 100 comprimidas,é recomendado tomar 1 por dia, dura muito, e vale super a pena ele é muito bom mesmo.
Bora se tornar mais saúdavel e ativa, coloque o Complexo B no seu dia a dia.
Até a próxima e bora se exercitar vamos cuidar da saúde :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário